O chai é o tradicional chá indiano. A receita original do chai utiliza folhas de uma planta local de mesmo nome, responsável pela origem do termo português chá. Existem mais de três mil variações da mistura de especiarias, que dá sabor único à bebida. Cada região da Índia e cada casta usa ingredientes diferentes.
O chai, que é apenas o chá misturado às especiarias, não contém leite, enquanto o Masala Chai também leva leite ao preparo. A bebida é feita de chá, mas tem como base o leite, de preferência gordo, cujo sabor é mais encorpado. O leite temperado, masala chai, está se tornando cada vez mais popular em todo o mundo. E, assim como o chai, pode ter receita variada, mas é geralmente composto por leite integral, chá preto, a combinação de especiarias, e adoçante (açúcar, mel ou melaço).
Segundo a medicina oriental, verdadeiro chai traz vitalidade e acelera as sinapses neurológicas. O chá indiano produz um efeito calmante, atua como ajuda digestiva natural e propicia sensação de bem estar.A bebida também é rica em antioxidantes e auxilia no tratamento da pele. É bastante indicada no tratamento de gastrite, amenizando as dores estomacais. Além de ser digestivo, tem efeito termogênico que auxilia no emagrecimento.
Bebida tradicional na Índia, o Chai (pronuncia-se tchai) não para de ganhar fãs em terras brasileiras.
No país indiano, é comum o anfitrião servir o Chai aos convidados após as refeições. Na receita original, a preparação associa as folhas da Camellia Sinensis a uma mescla de especiarias, que variam de acordo com a região do país - existem mais de 3 mil variações de misturas! A mais comum, no entanto, é a que combina gengibre, canela, cravo, noz moscada, pimenta e o cardamomo. Por influência da colonização inglesa, costuma ser servido com leite frio, adoçado com açúcar e derramado à distância, para a formação de espuma. Mas por trás de tanta tradição, existem benefícios comprovados para a saúde que a gente lista aqui.
Conheça 5 características especiais do Chai para seu corpo:
1. Aumenta a vitalidade
As propriedades do Chai são estimulantes e naturais devido à teína no chá preto, que vai liberando substâncias energéticas ao longo da digestão de forma saudável. É ideal para iniciar o dia e se manter ativo durante toda a jornada cotidiana.
2. Previne resfriados
Os antioxidantes do chá e das especiarias melhoram as nossas respostas imunológicas. O gengibre, em especial, também é eficaz ao aliviar sintomas se já estamos resfriados, funcionando como anti-febril e expulsando secreções como catarros.
3. Estimula o metabolismo
A canela e o cardamomo ativam o metabolismo e seu consumo regular estimula as enzimas pancreáticas, melhorando o desenvolvimento das gorduras ao longo da digestão. Assim, o Chai pode ser tanto uma bebida para degustar durante a tarde como pode ser a base de um café da manhã energizante.
4. Cuida da saúde cardiovascular
A bebida é rica em polifenóis, que regulam os níveis de gorduras no sangue e impedem a adesão das mesmas nas artérias.
5. Reduz a sensação de inchaço
Ao potencializar as atividades do estômago, as substâncias que compõem o Chai acabam impulsionando a digestão de forma natural e saudável.
Utilizadas como temperos, chás ou em cápsulas, complementando a alimentação, as ervas são poderosas armas naturais contra a gordura. De acordo com a nutricionista Claudia Moraes, cada planta possui sua particularidade, porém auxiliam no emagrecimento quando atuam no trânsito intestinal, absorvendo gordura e açúcar ou combatendo a ansiedade.
Para maiores informações:
Publicado por Bruna Cordeiro - 17/06/2019
Comments