Nativa do Mediterrâneo, a alfarrobeira é uma espécie de vagem que tem ganhado espaço na culinária por ser uma substituta do cacau na preparação de receitas. De coloração marrom escura e sabor adocicado, é um produto comumente usado na versão em pó e que concentra nutrientes importantes para o organismo.
Qual a diferença da alfarroba para o cacau?
O que mais diferencia esses dois produtos é a quantidade de dois de seus componentes. Enquanto o cacau concentra 23% de gordura, a alfarroba possui apenas 0,7%. Por outro lado, o cacau é mais pobre em açúcar (5% de sua composição), enquanto o alfarroba possui entre 38% e 45% de sacarose, glicose e frutose.
A grande vantagem da alfarroba em relação ao cacau é o fato de não possuir em sua composição elementos estimulantes e que podem causar reações, como a cafeína e a teobromina.
Alto teor de fibras, Baixo índice glicêmico, Alto efeito antioxidante
Alfarroba (Ceratonia siliqua) é um fruto de uma árvore nativa da costa do Mediterrâneo, de cor marrom escuro, sabor adocicado e com alto valor nutricional. Este fruto apresenta em sua composição altos teores de vitaminas, minerais, fibras, carboidratos, proteínas e polifenóis.
A vitamina B1, encontrada na alfarroba, participa no funcionamento do sistema nervoso, muscular, coração e na saúde mental. A vitamina A, também contida na alfarroba, contribui na vitalidade da pele e saúde da visão. A alfarroba fornece ainda a vitamina B2, magnésio, fósforo, ferro que são essenciais para a manutenção do equilíbrio orgânico e o cálcio que é fundamental para o fortalecimento dos ossos e dentes.
A Alfarrobeira (Ceratonia Siliqua) é uma árvore que chega a atingir 15 metros. Também é conhecida como figueira-do-egíto e figueira-de-Pitágoras, pois era muito apreciada pelos egípcios e pelos gregos, que já naquela época utilizavam em suas colônias da Magna Grécia.
Muito comum na área do Mediterrâneo Oriental. Pouco exigente em termos de água, é de um extrema resiliência, suportando condições ambientais muito difíceis. O fruto é a vagem de uma leguminosa da família das Fabaceae, ou seja, a alfarroba é prima do feijão e da ervilha e, como estes rica em proteínas.
Outro benefício é que este fruto não possui qualquer agente alergênico, como a feniletilamina, ou estimulante, tais como a cafeína e a teobromina. Devido à presença dos polifenóis, a alfarroba é reconhecida pelo seu potencial efeito antioxidante, no combate aos radicais livres e das doenças crônico-degenerativas.
Além de possuir um baixo conteúdo calórico devido ao seu percentual muito baixo de gorduras e alta quantidade de fibras naturais, a alfarroba também apresenta baixo índice glicêmico. O efeito benéfico das fibras, além de regularizar a atividade intestinal, reduz o colesterol ruim (LDL) e controla a taxa de glicose sanguínea.
As fibras consumidas através da alfarroba reduzem a absorção de colesterol no organismo, promovem a eliminação das impurezas do intestino, retardam o esvaziamento gástrico, reduzem a absorção de gorduras e controlam a taxa de açúcar no sangue.
Por conter altos níveis de vitamina A e C, é um poderoso antioxidante. Isso faz com que seja evitado o envelhecimento precoce e garante que as células da pele se mantenham saudáveis e bem nutridas. Essas vitaminas ainda promovem a produção de colágeno, que ajuda a manter a pele firme.
Como consumir a alfarroba?
A versão em pó desse produto pode ser usada na preparação de receitas variadas que, normalmente, levariam cacau, como tortas, bolos e outros doces variados. Atenção: o seu consumo deve ser moderado, especialmente por pessoas com obstrução intestinal ou com estenose do esôfago ou do intestino.
Opções de Produtos
Pensando em saúde e bem-estar e no atendimento de nossos clientes a Chai Alimentos Saudáveis possui toda linha da Carob House e os Gran Cookies Diet Aveia + Alfarroba e Amêndoas da Jasmine Alimentos no qual destaca-se o uso da alfarroba, sendo apresentada de diversas formas e sabores.
Fontes dessa Matéria:
Publicado por Bruna Cordeiro - 11/06/2019
留言